Lisboa em 3 dias: um roteiro completo para explorar a cidade

Se você está procurando por um destino turístico com uma história rica, uma cultura vibrante, belas paisagens e uma culinária deliciosa, você está no lugar certo. Lisboa, a capital de Portugal, é uma cidade encantadora que oferece uma experiência única para viajantes de todas as idades.

 

Por isso, decidimos compartilhar o que fazer em Lisboa em um roteiro maravilhoso de 3 dias para você poder explorar tudo o que esta cidade tem a oferecer. Se você ainda não teve a oportunidade de visitar, prepare-se para se apaixonar por Lisboa e tudo o que ela tem a oferecer!

people gathered on street

1 Dia – Belém & Centro da Cidade

  1. Mosteiro dos Jerônimos

  2. Padrão dos Descobrimentos

  3. Torre de Belém

  4. Pastéis de Belém

  5. Praça do Comércio

  6. Arco da Rua Augusta

  7. Elevador de Santa Justa

  8. Convento do Carmo

  9. Praça Luís de Camões

  10. Estátua A Verdade de Eça de Queirós

  11. Mercado Time Out

Nosso primeiro dia começará em um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, Belém.

 

Por estar um pouco mais afastado do centro, não é possível (ou pelo menos não recomendamos) ir a pé. Existem diversos meios de transporte para chegar a Belém, tudo vai depender do tempo que tiver disponível, onde estiver localizado e, claro, o quanto quiser gastar. Normalmente nos hospedamos no centro da cidade e vamos de ônibus, que é bastante rápido, barato e prático (todos gostamos disso não é mesmo?? Hahahaha).

 

Belém é um dos bairros mais charmosos de Lisboa, com muitas atrações turísticas importantes para visitar. Aqui estão algumas sugestões sobre o que fazer em Belém:

 

Mosteiro dos Jerónimos: O Mosteiro dos Jerónimos é uma obra-prima da arquitetura portuguesa e foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO. Sua construção iniciou-se em 1501, prolongou-se por cem anos e foi dirigida por um notável conjunto de arquitetos e mestres de obras nacionais e estrangeiros. Ponto culminante da arquitetura manuelina e intrinsecamente ligado à epopeia dos Descobrimentos, este mosteiro é o mais notável conjunto monástico português do seu tempo. Seu interior é deslumbrante, com colunas trabalhadas, altares ricamente decorados e uma impressionante cúpula.

a large stone building with people walking around with Belém Tower in the background

Internet ilimitada na sua viagem, sem burocracia

Com o chip internacional da Holafly, você tem internet ilimitada em mais de 160 destinos. Chegue conectado, evite perrengues e aproveite ainda mais sua viagem!

Do Mosteiro dos Jerónimos, passando pelo lindo Jardim da Praça do Império, chegamos a segunda parada, o Padrão dos Descobrimentos.

 

O Padrão dos Descobrimentos é um monumento em homenagem aos exploradores portugueses e sua “Era dos Descobrimentos”. O monumento tem uma forma de caravela e tem uma altura impressionante de 56 metros. No topo do monumento, há uma estátua do Infante Dom Henrique, o patrono das viagens portuguesas. O monumento também abriga uma exposição sobre a história das viagens portuguesas e a cultura dos países explorados pelos portugueses.

 

Em seguida, caminhamos cerca de 1km a beira do Rio Tejo (com um visual tão lindo nem parece que é longe) e chegamos a mais um famoso cartão postal da cidade, a Torre de Belém.

 

A Torre de Belém é um dos marcos mais emblemáticos de Lisboa e outro Patrimônio Mundial da UNESCO. Construída no século XVI, a torre foi originalmente projetada como uma fortaleza para proteger a entrada do porto de Lisboa. Hoje em dia é um dos locais mais visitados da cidade e uma das principais atrações turísticas de Portugal. A torre tem vista panorâmica para o rio Tejo e uma sala decorada com brasões e esculturas. É um exemplo impressionante da arquitetura militar portuguesa do século XVI e um testemunho da história marítima do país.

gray concrete statues on white concrete wall

Antes de voltar ao centro do Lisboa, uma excelente alternativa é parar para almoçar em Belém. Nós adoramos comer a beira do Rio Tejo e ao lado do Padrão do Descobrimento. Existem opções de comida portuguesa e italiana com preços bastante atrativos e qualidade impecável.

 

E por último, mas indispensável para quem visita Belém, é experimento os famosos e originais Pastéis de Belém. Deixamos por último para comer de sobremesa, mas eles são tão gostosos que caem bem em qualquer horário do dia hahahaha.

 

Os pastéis de Belém são um ícone da gastronomia portuguesa e uma visita a Belém não estaria completa sem experimentar esses doces deliciosos. Mas você conhece sua história?

 

No início do Século XIX, em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, funcionava uma refinação de cana-de-açúcar associada a um pequeno local de comércio variado. Numa tentativa de sobrevivência, alguém do Mosteiro colocou doces à venda nesta loja, que rapidamente foram chamados de “Pastéis de Belém”.

 

Na época, embora o acesso não fosse tão fácil como é hoje, a zona de Belém atraia muitos visitantes devido a imponência do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém. E com isso, muitos se habituaram a saborear os deliciosos pastéis originários do Mosteiro.

 

Em 1837, iniciou-se a fabricação dos “Pastéis de Belém” em instalações anexas à refinação seguindo sempre a “receita secreta”, conhecida exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente. Esta receita mantém-se igual até aos dias de hoje. Vale destacar que, embora seja possível comê-los nos mais diferentes restaurantes, este é o único local em que pode ser chamado de Pastel de Belém. Em todos os outros estabelecimentos ele deve ser chamado de pasteis de nata. Portanto, se ver pastel de nata em algum menu por aí, já sabe o que significa hahaha.

 

É possível entrar no restaurante para comer ou comprar no galpão. Embora a fila costume ser grande, ela é bastante rápida e os pastéis são bem fresquinhos!!

 

Com a barriga cheia, voltamos ao centro de Lisboa para continuar nosso dia. E nossa primeira parada é a Praça do Comércio.

Economize no câmbio e evite taxas abusivas!

Com a Wise, você faz transferências e pagamentos em moeda estrangeira com tarifas baixas e câmbio real — sem surpresas. Uma ferramenta essencial para economizar em viagens internacionais!

A Praça do Comércio é a maior praça pública de Lisboa. Foi construída após o terremoto de 1755, que destruiu grande parte da cidade. A estátua equestre de Dom José I fica no centro da praça e é cercada por prédios históricos e um belo arco triunfal. Caso decida comer por aqui, tanto na praça quanto na Rua Augusta, nossa próxima parada, existem diversas opções de restaurantes com os mais diversos menus.

 

Saindo da praça no sentido a Rua Augusta, passe pelo Arco da Rua Augusta, o imponente arco de triunfo foi construído em homenagem à reconstrução da cidade após o terremoto.

 

A Rua Augusta, além dos restaurantes, é uma das ruas mais movimentadas da cidade, repleta de lojas, cafés e artista de rua. Caminhamos por ela até chegar em nossa próxima parada, o Elevador de Santa Justa.

 

Embora não sejamos muito fãs, o elevador leva os visitantes até o topo de um miradouro com vista para a cidade. O elevador foi construído em 1902 e é um belo exemplo da arquitetura de ferro do século XIX. Se preferir, é possível dar a volta e subir a pé por trás e chegar ao mesmo ponto. Assim evitará a fila e gastar dinheiro, mas prepare as pernas porque Lisboa é uma cidade bastante íngreme hahahaha.

 

Para acabar o dia, mais três pontos turísticos que estão bem próximo (aproximadamente 500 metros):

  1. Convento do Carmo, uma antiga igreja gótica que foi danificada no terremoto de 1755 e nunca foi completamente restaurada. Hoje em dia, a igreja sem teto abriga um museu arqueológico.

  2. Praça Luís de Camões, uma praça popular com bares e restaurantes. O nome da praça é uma homenagem ao poeta português Luís de Camões.

  3. Estátua A Verdade de Eça de Queirós, que homenageia o famoso escritor português Eça de Queirós. A estátua fica em frente à famosa livraria Bertrand, que é a livraria mais antiga em operação no mundo.

 

Para finalizar a noite com chave de ouro, seguimos caminhando por mais 10 minutos em direção ao Rio Tejo (ainda bem que é descida hahaha) para chegar ao Time Out.

 

O Mercado Time Out é uma das atrações gastronômicas mais populares da cidade. Localizado no Cais do Sodré, o mercado apresenta uma variedade de barracas de comida e bebida. Cada barraca é operada por um chef local, oferecendo aos visitantes uma ampla gama de opções culinárias. Desde comida tradicional portuguesa até pratos internacionais. Há opções para todos os gostos! O ambiente é descontraído e animado, com música ao vivo e áreas de estar confortáveis. É um ótimo lugar para provar a culinária local e experimentar novos sabores.

2 Dia – Sé de Lisboa, Castelo, Miradouro, Bairro Alto / Noite Pink Street

 
  1. Panteão Nacional

  2. Miradouros Santa Luzia

  3. Miradouro Portas do Sol

  4. Sé de Lisboa

  5. Bairro do Chiado

  6. Rua da Bica

  7. Bairro Alto

  8. Miradouro de São Pedro de Alcântara

  9. Pink Street

Começamos o dia visitando o Panteão Nacional, um monumento histórico que homenageia os grandes heróis nacionais portugueses. O Panteão foi construído no século XVI como uma igreja, mas foi convertido em um panteão em 1910.

 

Dali, nossa sugestão é aproveitar para visitar dois miradouros. Os Miradouros Santa Luzia e Portas do Sol, oferecem vistas deslumbrantes da cidade e do Rio Tejo. O Miradouro Santa Luzia é um jardim público que foi construído em homenagem aos pescadores de Lisboa, enquanto o Miradouro Portas do Sol oferece vistas panorâmicas do Castelo de São Jorge e do rio Tejo. Estes são só 2 dos mais diversos miradouros que existem para ver esta linda cidade.

brown and white concrete buildings near sea during daytime

Em seguida, ali pertinho, visite a Sé de Lisboa, uma das mais antigas e importantes igrejas de Portugal.

 

Construída no século XII, a Sé foi projetada em estilo românico-gótico e passou por várias reformas ao longo dos séculos. Sua fachada imponente apresenta dois torreões e um portal ricamente esculpido, enquanto o interior é notável por suas colunas esbeltas, arcadas e vitrais coloridos. A igreja também abriga várias capelas, incluindo a Capela de São Vicente, onde está localizado o túmulo de São Vicente, padroeiro de Lisboa. A Sé de Lisboa é um marco histórico e religioso importante que vale a pena visitar.

 

Para o almoçar, recomendamos que explore as opções no bairro do Chiado, que é conhecido por seus cafés e lojas elegantes. Há muitos restaurantes deliciosos nesta área, então você pode escolher um lugar para almoçar de acordo com seus gostos.

 

Depois, caminhe pela Rua da Bica, uma rua pitoresca que é famosa pelo seu icônico funicular. É possível subir caminhado, se seu condicionamento estiver bom, ou via funicular, que custa €3,8 e contempla duas viagens (subida e descida). A rua é bastante tradicional e com ótimos lugares para tirar fotos.

Viaje protegido sem gastar uma fortuna

Com a Real Seguro Viagem, você compara os melhores seguros do mercado e contrata a opção ideal para sua viagem. Viaje com segurança e economia, sem pagar a mais por isso!

 

Embora seja uma cidade bastante histórica, Lisboa tem uma vida noturna bastante animada. Por isso, na noite do segundo dia recomendamos que visite a Pink Street.

 

A Pink Street é uma rua histórica localizada no coração do bairro de Cais do Sodré em Lisboa, Portugal. Anteriormente uma zona de prostituição, a rua foi renovada em 2011 e pintada de rosa, tornando-se uma das ruas mais vibrantes e populares da cidade, conhecida por seus bares animados, restaurantes deliciosas e vida noturna agitada. Com muita música ao vivo e DJ’s, é um local popular para moradores e turistas desfrutarem de uma noite divertida em Lisboa.

 

3 Dia – Parque Eduardo VII, Parque das nações / Noite Cassino

  1. Castelo de São Jorge

  2. Praça do Rossio

  3. Avenida da Liberdade

  4. Parque Eduardo VII

  5. Parque das Nações

  6. Estação Oriente

  7. Cassino de Lisboa

Comece o seu dia de turismo visitando o Castelo de São Jorge.

Este castelo é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade. Construído no século XI, o castelo oferece uma vista deslumbrante da cidade e tem uma história fascinante.

 

Foi construído pelos mouros e, posteriormente, tomado pelos cristãos durante a reconquista de Portugal. Para entrar no castelo é necessário comprar um ingresso.

 

Em seguida, caminhamos cerca de 3Km sentido Parque Eduardo VII. Mas por que caminhar e não ir de ónibus ou metro? Bom, claro que é uma opção, mas caso ainda tenha pique aconselhamos que vá caminhando para ver principalmente dois pontos turísticos:

 
  1. Praça do Rossio, uma das praças mais antigas e movimentadas de Lisboa. A praça tem uma longa história, desde ser um local de comércio de escravos durante o século XV até sediar manifestações populares no século XIX.

  2. Avenida da Liberdade, uma das avenidas mais bonitas e elegantes de Lisboa. Não é bem um ponto turístico, mas eu pessoalmente a acho muito bonita. Sem querer puxar saco de Portugal, mas não perde nada para a famosa Champs Élysées, uma das avenidas mais importante de Paris. A avenida foi construída no final do século XIX para ser a principal via da cidade e, desde então, tem sido um símbolo da modernização de Lisboa.

Termine a sua manhã de turismo no Parque Eduardo VII, um dos maiores parques urbanos de Lisboa. O parque foi inaugurado em 1934 e leva o nome do rei Eduardo VII, que visitou a cidade em 1903.

 

Em sequência, seguimos para a tarde rumo ao Parque das Nações para finalizar nossa última tarde. Recomendamos também almoçar pela região, pois existem opções para os mais diversos gostos. Peixes, japonês, chines, carnes e tudo que há de melhor na culinária!

 

O Parque das Nações é uma área moderna e vibrante de Lisboa que foi renovada para sediar a Expo 98 e que desde então se tornou uma área muito frequentada pelos moradores locais e turistas, com parques, jardins e ciclovias que oferecem uma vista panorâmica do rio Tejo.

A Expo 98 foi uma exposição internacional realizada em Lisboa, entre maio e setembro de 1998. A exposição foi realizada em comemoração ao quinto centenário da descoberta do caminho marítimo para a Índia pelo navegador português Vasco da Gama. A Expo 98 teve como tema “Os oceanos, um património para o futuro” e contou com a participação de mais de 140 países. Entre os pontos “instagramáveis”, e um dos que mais gostamos, estão as Bandeiras dos diferentes países que participaram desta exposição. Além disso, alguns outros destaques da região incluem o Oceanário de Lisboa, o teleférico e a Torre Vasco da Gama, um dos edifícios mais altos de Portugal.

 

E já que está por essa região, não deixe de visitar a Estação Oriente, uma das estações de trem mais modernas e movimentadas da Europa. Projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, a estação tem um design futurista e foi inaugurada para sediar a Expo 98. Hoje em dia, é um importante centro de transporte e um marco arquitetônico da cidade.

 

Para finalizar, igual fizemos para o primeiro e segundo dia, nossa dica para o final da tarde/noite é visitar o cassino, e quem sabe recuperar um pouco dos euros gastos hahahaha.

Com este roteiro, você terá uma ideia de como aproveitar Lisboa em apenas três dias. Claro, há muito mais a ser explorado na cidade e caso queira ver tudo nos mínimos de detalhes 3 dias podem não ser suficientes. Então, se você tiver tempo extra e interesse, não deixe de visitar outras atrações e mergulhar na ampla história desta cidade incrível!!

 

Curtiu as dicas?! Então me segue por aqui para ver mais como essa e não esquece de compartilhar meu conteúdo!!

 

Ah, e claro… se quiser organizar e planejar uma viagem como essa, mas não sabe nem por onde começar, eu ofereço um serviço de Roteiro Personalizado completíssimo! Nele você conta com sugestões de hospedagens, onde comer, beber, itinerário completo de cada dia da sua viagem e ainda pode contar com vantagens e descontos incríveis para a sua viagem sair melhor do que planejado!

Espero que tenha gostado! E se você quer acompanhar mais das nossas viagens, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais que em breve teremos muitos outros conteúdos incríveis para você!

 

 

Um beijo!

Bia & Pedro

@sigoporai

Compartilhar Post:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a @sigoporai

Com a @sigoporai, buscamos mostrar que viajar não é apenas uma possibilidade, mas uma oportunidade de transformação e conexão com as coisas mais belas da vida. A vida é uma grande aventura, e estamos aqui para dividir essa jornada com você, inspirando outros a se lançarem em suas próprias aventuras e descobertas.

Siga-nos no Instagram

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Sua Viagem dos Sonhos Começa com um Plano Perfeito

Você não precisa gastar uma fortuna nem perder horas pesquisando para fazer a viagem dos seus sonhos. Com nosso Roteiro Personalizado, você recebe um plano completo, feito sob medida, que te ajuda a economizar até 40%, evita perrengues e te dá liberdade para viajar com segurança, autonomia e muito mais tranquilidade.

Se inscreva em nossa newsletter!

Receba novidades, roteiros, dicas, ofertas e muito mais no seu e-mail.

Inscrito com sucesso! Ops! Algo deu errado, tente novamente!

Viajar bem não é sobre gastar mais. 

É sobre saber como!

Vamos juntos nessa?

links úteis

Ferramentas úteis

contato